O flúor e os dentes das crianças

Além da limpeza diária dos dentes, o flúor é uma das melhores maneiras de ajudar a prevenir a deteriorização e os desgastes dos dentes, por ter agentes antibacterianos. O flúor é um mineral nutritivo, que serve para melhorar a qualidade do esmalte dental, fazendo que os dentes fiquem mais resistentes às cáries.

O efeito protetor do flúor

O flúor é um elemento natural que está presente em pequenas quantidades em alimentos como o pescado azul, em algumas verduras como a couve e o espinafre; em cereais como o trigo e arroz; em frutas como as uvas e no chá. Tem funções muito importantes como o fortalecimento dos dentes e dos ossos.

Também podemos encontrar flúor na maioria das pastas de dente e na água potável de muitas cidades. Alguns estudos indicam que as crianças que bebem água fluorada desde o nascimento, têm cerca 65% menos cáries. Proteja a dentição do seu filho com flúor. Escolha uma pasta dental com flúor. O uso dela e o enxague bucal com flúor é muito eficaz.

Como dar flúor às crianças

O flúor pode ser ingerido através da água, do sal e de dentifrícios, comprimidos ou soluções de flúor. Em algumas cidades da Espanha, a água utilizada é fluorada. Algumas marcas de água mineral contém grande quantidade de flúor, sobretudo as com bicarbonato. Além da água, existem marcas de sal que colocam mais flúor e iodo que o habitual. Os comprimidos de flúor também são muito consumidos, principalmente para as crianças menores, que ainda não mastigam. Trata-se de um composto único de flúor, que às vezes inclui vitaminas.
As crianças também recebem flúor através da pasta dental e de enxaguantes dentais, mas esses enxaguantes, que podem ser utilizados semanalmente ou diariamente, não podem ser usados antes dos 6 anos de idade por causa do perigo de ingestão.

As quantidades diárias de flúor não devem ser maiores que 3 mg/dia. Como na maioria dos casos, os excessos não são benéficos e a quantidade em excesso de flúor pode causar fluorose, que pode ocasionar dentes amarelos, mais escuros ou com manchas, e em casos mais raros, intoxicação.

Conselhos para proteger os dentes

O desenvolvimento dental começa no primeiro mês da gravidez. É muito importante que a futura mamãe inclua na sua dieta as quantidades necessárias de flúor, além de outras vitaminas e minerais. Para que os dentes do seu filho estejam bem fluorados, é recomendável que você siga alguns conselhos:
– Escolha uma pasta de dente com flúor e ensine seu filho a escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia.

– Depois da escovação, enxague a boca do seu filho (a partir dos 6 anos) com líquidos que contenham flúor.

– Não administre medicamentos com flúor sem prescrição médica.

– Leve seu filho ao dentista pelo menos duas vezes por ano.

– Esteja atento para que seu filho escove os dentes após o consumo de doces, caramelos ou outros alimentos que tenham um alto teor de açúcar. Não se esqueça de que a prevenção pode economizar muitos problemas dentais ao seu filho.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.